EAD e desenvolvimento de pessoas: um “casamento” promissor em tempos de crise
- By Pedro Ferreira
- 10 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Há algum tempo que, rotineiramente, tem-se presenciado em noticiários e meios diversos de comunicação sobre a situação do país quanto as questões socioeconômicas e como isso está influenciando diretamente as organizações.
Sejam elas públicas ou privadas, no contexto supracitado, uma das primeiras ações defensivas em tempos difíceis é fazer cortes no orçamento e diminuir despesas. Nessa perspectiva, os investimentos com o desenvolvimento de pessoas e capacitações são os primeiros a ficar em stand by, proporcionado outros problemas de cunho estratégico dentro das empresas.
O fato é que o desenvolvimento de pessoas é processo dinâmico de gestão, no qual se torna pilar fundamental para a garantia da efetividade do planejamento estratégico, pois como alcançar objetivos, metas, visão e missão sem pessoas motivadas, capacitadas e ativas em todos os processos?
Contudo, muitos gestores se encontram entre “a cruz e a espada”, já quem têm a missão de manter o equilíbrio orçamentário e financeiro das organizações, sem abrir mão de capacitar seus talentos humanos.

Nesse cenário, uma alternativa viável, propiciada pela evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), são as modalidades de ensino que são menos onerosas e mais flexíveis, compatibilizando a restrição de recursos com a continuidade dos programas anuais de desenvolvimento de pessoas. Assim, a tão falada “EAD”, educação à distância, de certo pode contribuir para dar continuidade as propostas de capacitações dentro das organizações, pois as crescentes exigências do mercado fazem surgir novas modalidades de educação que exploram a colaboração entre os indivíduos, a exibilidade de ações para a construção de saberes e não mais privilegiam o acúmulo dos conhecimentos, mas sim seu constante rearranjo, extrapolando as paredes da sala de aula e os limites do relógio (Salvucci et al, 2012).
Mas então quais seriam as vantagens da EAD, em um contexto organizacional, em tempos de crise?
A EAD por suas características de flexibilidade e interatividade atende com maior velocidade a construção de conhecimentos nas organizações. Ela possibilita o treinamento de seus colaboradores com rapidez e agilidade, contribuindo diretamente com a redução de custos com treinamento, maior alcance territorial e melhoria na gestão dos recursos humanos (SANTOS et al, 2010);
O ambiente da internet oferece uma atualização de conhecimento rápida, principalmente sobre novos produtos e serviços desenvolvidos pela organização. Na EAD, uma empresa consegue construir novos conhecimentos sem a necessidade de deslocamento dos colaboradores a um centro de treinamento. Com isso, a disponibilidade dos profissionais na empresa aumenta, com realização de novos negócios e consequente melhoria na produtividade, na lucratividade e na eficiência operacional (SANTOS et al, 2010);
A EAD propicia a organização uma rápida atualização com uma aprendizagem efetiva, acompanhando o ritmo de evolução do conhecimento, construindo suporte para o desenvolvimento de novas competências e habilidades (SANTOS et al, 2010).
Contudo, mesmo com inúmeros benefícios, a utilização da modalidade à distância nas capacitações, em âmbito empresarial, ainda sofre uma certa rejeição por parte de alguns segmentos, sendo pertinente um planejamento de sensibilização e preparação dos colaboradores para suas participações nesse tipo de evento, garantindo o retorno esperado e a fluidez nos programas de desenvolvimento de pessoas.
Comments